Celebração da entrega de prêmios do Concurso RQB 2024

Na próxima quinta-feira, 19 de dezembro, o Hogar Extremeño, localizado na Gran Vía de Madri, na Espanha, será o palco da cerimônia de premiação da segunda edição do Concurso RQB 2024, um evento que celebra o talento artístico e literário de participantes de todo o mundo.

O Concurso RQB foi criado por Soraya Quintana, artista plástica e escritora venezuelana, como uma homenagem ao seu pai, Roberto Quintana Betancourt, que foi escritor e engenheiro. Inspirada pelos livros de reflexões deixados por ele como legado, o concurso busca dar visibilidade a escritores e artistas, criando um espaço para a exibição de suas obras.

A primeira edição do concurso, realizada em 2023, foi dedicada exclusivamente à literatura, e sua premiação ocorreu em um cenário excepcional: a maior feira de livros do mundo, em Frankfurt, Alemanha. Motivados pelo sucesso e pela recepção da primeira edição, o concurso em 2024 expandiu-se para incluir também as artes plásticas, marcando um momento histórico. Desta vez, a premiação será realizada na cidade de Madri, Espanha.

Neste ano, 30 participantes da América e da Europa competiram nas categorias de Literatura (Microrrelato): Annelisa Addolorato, Dulce Salas Pereira, Esther Claravalls, Fátima Atoulid, Francia Luzón, Gladys Camacho, Karina Jimenez, Miriam Trujillo, Montse García, Stefano Carbone, Teresa Alvarez Olías, Yamira Guijarro; e Artes Plásticas: Alberto Sarbach, Andreina Grasso, Carlos Da Silva, Fernando Sánchez, Gabriela Meiss, Grace Torres, Jeanette Ezquerro, José Alterio, Marian Lorenzo Ríos, Max Carbó, Nhora Cárdenas, Patricia Jordán, Elisa Nadal, Emilio Araujo, Erminio Aponte, Jobse Vera, Thomas Flemming e Paola Licini.

Cinco vencedores foram selecionados e serão reconhecidos durante o evento:

1º Lugar em Literatura (Microrrelato):

Empate entre Esther Claravalls, com sua obra "Pinceladas de uma melodia esquecida", e Laura Pérez Macho, com sua obra "Volchok e a anciã".

1º Lugar em Artes Plásticas (Pintura):

Gabriela Meiss, com sua obra "You are my sunshine".

2º Lugar em Artes Plásticas (Pintura):

Patricia Jordán, com sua obra "Primeiro exemplar".

3º Lugar em Artes Plásticas (Pintura):

Thomas Flemming, com sua obra "As guitarras de Eduardo".

O júri, composto por quatro especialistas em literatura e artes plásticas, desempenhou um papel notável ao avaliar rigorosamente as obras mais destacadas. Sua contribuição foi fundamental para garantir o alto nível e a qualidade do concurso. Os jurados foram:

Juan Colón, historiador e poeta (República Dominicana)

Dra. Thaís Matos (Venezuela)

Lic. Mariela Gómez, professora de arte (Argentina)

Mario Lange, artista plástico (Argentina)

A cerimônia, que terá início às 18h, incluirá um discurso inaugural relembrando os feitos do concurso e anunciando oficialmente a abertura da terceira edição do Concurso RQB, convidando novos talentos a participar dessa iniciativa que celebra a arte e a literatura.

Além disso, o evento será uma oportunidade para destacar o reconhecimento concedido pela Revista Todo lo Chic a Soraya Quintana, como uma das 100 venezuelanas mais influentes de 2024, pelo papel significativo que desempenha como mulher venezuelana por meio de sua arte.


Postagem Anterior Próxima Postagem