Paulista supera o cazaque Gusman Kyrgyzbayev no golden score e avança à final da categoria até 66kg
Foto: Emanuele di Feliciantoni/IJF
O Brasil conquistou sua primeira medalha nas Olimpíadas de Paris 2024 graças ao judoca paulista Willian Lima. Em uma luta intensa na manhã deste domingo, Lima derrotou o cazaque Gusman Kyrgyzbayev por ippon no golden score e garantiu sua vaga na final da categoria até 66kg, assegurando ao menos a medalha de prata para o país.
Desde o início do combate, Willian mostrou-se agressivo, buscando constantemente as primeiras entradas de queda, enquanto Kyrgyzbayev adotava uma postura defensiva. Com apenas um minuto de luta, o cazaque foi penalizado com um shido. A pressão contínua de Lima resultou em mais uma penalidade para seu adversário. Apesar de dominar a ofensiva, o paulista não conseguiu concretizar nenhuma entrada decisiva.
Faltando pouco mais de um minuto para o final, Willian sentiu um chute na canela e precisou de atendimento médico para enfaixar o polegar esquerdo. Após a breve pausa, encontrou um Kyrgyzbayev mais agressivo, mas conseguiu resistir aos ataques. Com o término do tempo regulamentar, a luta foi para o golden score pela terceira vez consecutiva para o brasileiro.
Durante o golden score, ambos os lutadores foram novamente penalizados por entradas falsas, deixando o placar empatado e aumentando a tensão. Após várias tentativas, incluindo uma técnica de sacrifício e uma entrada profunda bem defendida, Willian conseguiu dois ataques decisivos. O primeiro derrubou Kyrgyzbayev sem pontuar, mas o segundo o colocou de costas no tatame, resultando em um ippon e garantindo a medalha para o Brasil.
Antes de chegar à semifinal, Willian enfrentou três adversários em Paris: derrotou o uzbeque Sardor Nurillaev com um waza-ari nos segundos finais, superou o turcomeno Serdar Rahimov no golden score devido ao acúmulo de três shidos do oponente, e venceu o mongol Baskhuu Yondonperenlei também no golden score, com um waza-ari.