Estudo revela os melhores países para nômades digitais, com destaque para a Espanha e predominância europeia
Você já pensou em trabalhar de qualquer lugar do planeta? A flexibilidade oferecida pelo estilo de vida nômade digital está atraindo cada vez mais jovens profissionais. Em 2024, nações icônicas como Grécia, Itália, Japão e Tailândia lançaram programas destinados a captar talentos internacionais. Mas, qual é o destino ideal para um nômade digital?
Um recente estudo da consultoria Global Citizen Solutions, divulgado na última quinta-feira (25), avaliou a qualidade de vida em 65 países e destacou os 10 melhores locais para trabalhar remotamente.
O estudo considerou diversos fatores, como o custo e os requisitos dos vistos, benefícios relacionados ao visto (como duração, possibilidade de renovação e caminho para a cidadania), qualidade de vida (incluindo saúde, segurança, poluição e clima), economia (custo de vida, impostos e preços de coworking), e aspectos de tecnologia e inovação.
De acordo com a pesquisa, a Espanha se destaca como o melhor país para nômades digitais. O país europeu foi escolhido principalmente por sua nova legislação voltada para startups, que promove o empreendedorismo, além da isenção de impostos sobre a renda obtida fora do país, boa infraestrutura, internet rápida e um ambiente propício à inovação tecnológica.
Dos 10 destinos mais recomendados, nove estão na Europa. O único país fora do continente a figurar na lista é o Canadá, que ocupa a oitava posição. O Canadá foi selecionado após anunciar, em 2023, uma nova estratégia para atrair profissionais de tecnologia.
Na lista europeia, Países Baixos e Noruega se destacam pelo elevado padrão de vida e qualidade dos serviços de saúde, educação e assistência social. Estônia e Romênia foram mencionadas por oferecer um estilo de vida acessível, excelente acesso à natureza e uma cena cultural vibrante.
Confira a lista completa dos melhores países para nômades digitais:
1. Espanha
2. Países Baixos
3. Noruega
4. Estônia
5. Romênia
6. Malta
7. Portugal
8. Canadá
9. Hungria
10. França
Além destes, outros países como Alemanha, Taiwan, República Tcheca, Letônia e Malásia também são considerados boas opções para quem deseja combinar trabalho remoto com uma vida rica em experiências internacionais.