Segundo o novo presidente, o Brasil é um grande parceiro se negócios da Argentina
O presidente eleito da Argentina Javier Milei disse em entrevista ao canal Todo Notícias na noite desta quarta-feira (22/11) que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria bem-vindo à sua posse no dia 10 de dezembro.
Sua atitude após a eleição está mais moderada, diferente da forma como agiu durante a campanha eleitoral quando criticou duramente o brasileiro, falando até em cortar relações, como afirmou sua futura ministra de Relações Exteriores Diana Mondino.
"Se Lula quiser vir à minha posse será bem-vindo. Ele é o presidente do Brasil", afirmou Milei ao canal argentino.
Ele foi eleito presidente da Argentina com 55,6% dos votos, enquanto Sergio Massa conseguiu 44,3% das urnas no.segundo turno realizado no último domingo (19/11).
Segundo Milei, "houve curtos-circuitos na campanha", se referindo às críticas contra o presidente Lula, mas apesar disso o Brasil "é um grande parceiro de negócios" da Argentina.
Lula será convidado para posse de Milei
A futura chefe do Ministério das Relações Exteriores da Argentina Diana Mondino também mudou o tom de suas declarações e revelou o desejo de ter Lula na posse de Milei,
"Vamos convidar Lula para vir à posse. O Brasil e a Argentina sempre estiveram juntos e sempre trabalharão juntos", disse ela.
Antes, Mondino havia afirmado que a Argentina cortaria as relações com Brasil e China durante entrevista a uma agência russa de notícias.
Bolsonaro confirmado para posse de Milei
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está confirmado para participar da posse de Milei em dezembro. Ele disse que levará o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas e convidará outros governadores e líderes políticos de direita para aocmpanhá-lo.
Um dias após o segundo turno na Argentina, Milei e Bolsonaro conversaram através de vídeo chamada e o brasileiro disse que estará à disposição do argentino para ajudar em seu governo.
Caso o presidente brasileiro confirme presença na posse de Milei, Lula e Bolsonaro estarão juntos em um mesmo evento político fora do Brasil.
Antes das declarações do novo presidente da Argentina, Lula cogitava a possibilidade de enviar o vice-presidente Geraldo Alckmin para representar o Brasil na posse.
O presidente brasileiro também parabenizou o vencedor das eleições na Argentina após a confirmação do resultado oficial e disse que “a democracia e a vontade da maioria dos argentinos devem ser respeitadas”.