Antes do resultado oficial ser divulgado, Sergio Massa reconheceu a derrota e parabenizou seu adversário
O peronista Sergio Massa reconheceu a derrota nas eleições presidenciais da Argentina e parabenizou o candidato eleito Javier Milei por sua vitória nas urnas neste domingo (19/11).
Em seu discurso antes da divulgação oficial do resultado que deixou o melhor se si na campanha eleitoral porque ama a Argentina na mesma intensidade que ama sua família. convocou os argentinos a trabalharem pela paz e a reconciliação.
Após seu discurso, Sergio Massa foi aplaudido e anunciou o fim de seu ciclo na política, mas qu sempre estará à disposição do país sempre que que for necessário.
“Obrigado aos 11 milhões de argentinos que confiaram em nossas propostas”, disse o peronista.
Vitória da direita na Argentina
Milei, com 53 anos, emergiu como vencedor nas primárias, apesar de ter ficado em segundo lugar no primeiro turno, consolidando-se como o favorito. Sua figura controversa transcende as fronteiras da Argentina, destacando-se por propostas de cortar laços com países que considera "comunistas", como China e Brasil, desvincular-se do Mercosul e encerrar as operações do Banco Central.
O defensor do ultraliberalismo expressou sua admiração pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em reciprocidade, Bolsonaro manifestou apoio ao candidato e confirmou sua presença na posse de Milei.
No Brasil, os partidos de esquerda, incluindo o PT, posicionaram-se a favor de Massa. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) evitou mencionar nomes, preferindo um líder que "aprecie a democracia, respeite as instituições, valorize o Mercosul, a América do Sul e considere a formação de um bloco significativo".