Presença do presidente Lula ainda não está confirmada. O petista apoiou o peronista Sergio Massa.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá estar presente na posse de Javier Milei no dia 10 de dezembro. O ultraliberal venceu as eleições na Argentina neste domingo (19/11) com uma ampla diferença sobre seu adversário, o peronista Sergio Massa.
Ainda não existe uma confirmação oficial, mas Bolsonaro estaria disposto a viajar para prestigiar Milei que teve apoio do ex-presidente e vários bolsonaristas. Alguns até viajaram para a Argentina durante o período eleitoral.
Milei foi chamado várias vezes de “Bolsonaro argentino” devido ao seu perfil parecido ao do ex-presidente brasileiro que também é um político de direita e liberal.
Argentinos que vivem no Brasil também votaram neste domingo e acompanharam as eleições com atenção.
Lula na posse de Milei
Apesar de fazer parte do protocolo de posse presidencial, ainda não se sabe se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará na posse de Milei na Argentina.
Não está confirmado se o presidente brasileiro recebeu ou receberá convite para ir à posse. Lula chegou a ser criticado diversas vezes pelo presidente eleito da Argentina, que ameaçou romper laços com o país.
No entanto, Lula adotou uma postura diplomática ao não responder às ofensas e parabenizar Milei nas redes sociais por sua vitória sobre o peronista Sergio Guerra que teve o apoio do presidente brasileiro.
De acordo com informações, a postura do Brasil em relação ao novo governo argentino será baseada na diplomacia e no respeito.