Graças aos esforços da Organização Mundial de Artistas Integrados (OMAI), do Instituto Hondurenho de Cultura Hispânica e da Academia de Artes Valle Zelaya, Tegucigalpa tornou-se o cenário de "Trashumantes 0801", a terceira edição desta exposição coletiva, multidisciplinar e itinerante.
Em abril deste ano, a primeira edição de "Trashumantes 0703" foi inaugurada na cidade de Danlí, El Paraíso (Galería Tierra Blanca) e, a 16 de junho, a segunda edição "Trashumantes 0704" foi inaugurada na cidade de El Paraíso, departamento de El Paraíso (Casa de la Cultura).
Promovido por Emerson Valle (artista nacional e presidente da OMAI Honduras), cujo principal objetivo é a interação deste projeto através das Casas de la Cultura, centros culturais e galerias a nível nacional, permitindo assim a interação de artistas de diferentes disciplinas, origens e sectores do país, fortalecendo os valores culturais, bem como promovendo a produção artística e o acompanhamento de artistas emergentes.
Esta terceira edição intitulada "Trashumantes 0801" abriu as suas portas nas instalações do Instituto Hondurenho de Cultura Hispânica na quarta-feira, 6 de setembro, com a companhia de mais de 150 espectadores; Um grande sucesso, desenvolvendo um programa de abertura multidisciplinar que começou com a excelente interpretação de "Libertango" de Astor Piazzolla pelas crianças da quarta classe da Escola Experimental de Crianças para a Música, dirigida pela professora Mendy Zelaya, seguida da leitura de poesia pelos excelentes poetas, contadores de histórias e professores: Tatiana Sánchez e Melissa Merlo. Melissa Merlo fez uma leitura emocionada do seu poema dedicado aos transumantes.
O programa artístico foi encerrado pelo Coral Voces Aureae, dirigido por Carlos Licona, que convidou os jovens e talentosos alunos da Escuela Experimental de Niños para la Música para duas das suas excelentes actuações de repertório hondurenho.
Uma vez terminado o programa e cortada a fita pelo advogado Melba Morales (diretor do IHCH) e Emerson Valle (presidente da OMAI Honduras), foi inaugurada a exposição visual que estará aberta ao público na mesma instituição durante todo o mês de setembro, de terça-feira a sábado, das 9:00 às 15:00 horas.
Trashumantes é composto por um grupo de artistas, alguns com uma longa trajetória e outros emergentes no campo artístico, que são acompanhados em cada edição por outros artistas reconhecidos da área de exposição local e que se fortalecem ao considerar pelo menos um artista convidado para fazer parte do projeto de forma permanente.
Desde o início dos tempos que o ser humano leva os seus pertences, empreende viagens, cresce e desenvolve os factores que constituem a sua cultura através da interação com outros seres. Trashumantes pretende ser uma exposição que viaje por todo o país, reunindo a diversidade e a criatividade artística de todos os hondurenhos, independentemente da raça, género, religião ou opinião política, criando assim uma galeria itinerante que rompe fronteiras imaginárias e que se fortalece a cada edição.
Los Trashumantes são um grupo de artistas que se organizaram para dar a conhecer o seu produto artístico a nível nacional de forma permanente, partilhando assim o seu talento com outros, quer tenham uma longa trajetória ou sejam emergentes, e, claro, com a sociedade em geral, permitindo o fortalecimento da apreciação artística na cultura hondurenha.
Artistas TRASHUMANTES
Pintura
Ada Cáceres
Alejandra Cabrera
Dalia Gómez
Emerson Valle
Elsy Antúnez
Fernando Ordoñez
Gabriel Zaldívar
Gio Arauz
Jairo Vallecillo
Johan Paiz
Jorge Arturo Ávila
José Mira
Marcio Arteaga
Melvin Ramos
Escultura
Dario Rivera
Josué Rápalo
Yoel Galo
Marco Bonilla
Música:
Gabriela Zelaya
Poesia:
Tatiana Sánchez
Artistas convidados - Edição 0801
Pintura
Alex Sánchez
Alexis Castillo
Argentina Canaca
Alfredo Martínez Ponce
Carlos Mejia
Daniel Olivera
Daniel Rivera
Dennis Berrios
Emin Mendez
Eric Coello
Geraldina Aguilar
Gustavo Armijo
Henry Godoy
Joel Martinez
Johnny McDonald
Jorge Betancourth
José Luis Reyes
Juan Ramon Lainez
Julio Vizquerra
Kelvin Mendez
Kriss Sagastume
Pedro Pablo
Ricardo Guifarro
Ruben Salgado
Escultura
Fabio Sarmiento
Jesus Zelaya
Música
Coral Voces Aureae
Escola Experimental de Música para Crianças
Poesia
Melissa Merlo
Alejandro Villela Franco