A “Teoria do Caos” na Fundação Caja Rural de Córdoba, Espanha

O criador multidisciplinar cordoba Arroyo Ceballos apresenta esta série “premonitória” apoiada por um grande público e diversas surpresas

Ontem, um grande público se reuniu no Centro Cultural José Luis García Palacios, na capital Córdoba, incluindo representantes políticos e pessoas da cultura em geral.

O evento foi apresentado por María Luisa García-Palacios (Chefe de Gestão Cultural da Fundação), Blanca Torrent (Vereador da Câmara Municipal de Córdoba)e pelo próprio autor.

É a primeira vez que Arroyo expõe integralmente a sua “Teoria do Caos” composta por uma dezena de pinturas, seis esculturas, uma amostra das suas “Esféricas” únicas e uma instalação artística, tudo na sua habitual técnica mista sobre ocúmen ou mad eira, em tons abstratos simbólicos. estilo com predominância ou gosto pela utilização de elementos reciclados.

Note-se que o carácter casualmente “premonitório” desta série, amplamente mencionada nos meios de comunicação de vários países, advém da grande semelhança de alguns dos trabalhos realizados em 2018 com a estrutura do coronavírus, que perturbaria as nossas vidas dois anos depois, atingindo diariamente o mundo inteiro.

A exposição também conta com uma instalação fotográfica intitulada “El Caos y Yo” na qual renomados fotógrafos cordobanos (Toni Blanco, Pepe González Arenas, Oscar Barrionuevo, Rafael Patiño, Juan Gaitán, José Carlos Cabello, Jerónimo Tinoco e José Manuel Rosario) interpretar o conceito autor-caos.

De referir que nesta inauguração foi apresentada uma composição musical de seis minutos com o mesmo título da exposição, preparada por Francis e Alberto Arroyo Ceballos.

O grande público pôde assistir a dois flash mobs protagonizados pelo grupo cordoba “Neon SunFlower” e pelo grupo de dança “Merak”.

Pepe González Arenas foi o autor das imagens dos cartazes publicitários e o artista plástico Curro Sujar foi o autor do design do cartaz.

Arroyo Ceballos tem uma grande carreira internacional marcada por mais de cento e cinquenta exposições, trabalhos em museus e instituições de uma dezena de países e mais de trinta livros de arte e literatura como autor ou coautor. Nomeado no país em 2015 como membro da Associação Internacional de Críticos de Arte AICA e em 2022 Presidente da Associação Andaluza para a Promoção da Cultura cREA. Atualmente também dirige a revista Espacio Cultura.

A exposição permanecerá aberta de 21 de setembro a 19 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h30 e das 18h às 21h.


Postagem Anterior Próxima Postagem