Crowdfunding Imobiliário: tudo o que o investidor individual precisa saber sobre este tipo de investimento
Assunto recorrente nas rodas de conversas em todo o mundo, o mercado do crowdfunding imobiliário está cada vez mais em alta. Mas, o que o pretenso investidor deve saber, antes de ingressar nesse universo particular?
Em primeiro lugar, o crowdfunding imobiliário é um sistema destinado a um grupo de indivíduos – pretensos investidores – reúne seus recursos financeiros para investir em imóveis, com o objetivo de comprar um bem imóvel ou, ainda, auxiliar os promotores imobiliários na forma de um empréstimo.
O fato é que, quando um investidor contribui com fundos para uma oportunidade, ele efetivamente possui uma participação no capital da propriedade. Esta é uma diferença fundamental entre crowdfunding e empréstimos peer-to-peer.
O que define esse tipo de investimento?
Por intermédio do crowdfunding, um grupo de pessoas se junta para pôr em prática projetos do seu interesse, que pode se dar de quatro diferentes formas: doação, recompensa, equity crowdfunding e debt crowdfunding.
O primeiro tipo, a campanha por doação, também conhecida por ser sem recompensa, é mais realizada por instituições de caridade ou assistencialistas. A recompensa, como o próprio nome sugere, funciona com os criadores recompensando aqueles que doam. Este é o formato mais comum do crowdfunding. Já no equity crowdfunding, o dinheiro é investido buscando a aferição de lucro e é o método mais comumente utilizado em empresas de Startups. Por fim, o debt crowdfunding funciona como uma espécie de empréstimo, através do qual o valor doado é devolvido ao investidor acrescido de juros.
Como investir em mercados estrangeiros com baixo desembolso financeiro
O segmento do crowdfunding imobiliário vem se firmando tão fortemente no mercado de imóveis, que tem alcançado até mesmo a compra de bens no exterior, a exemplo dos Estados Unidos da América. E assim, cada vez mais, plataformas lastreadas em ativos reais internacionais podem viabilizar o acesso desejado ao investimento pretendido. Mas, afinal, como um investidor individual consegue entrar nesse mercado sem desembolsar uma quantia considerável? Em outras palavras, como investir gastando pouco?
Independetemente do formato que tome, o crowdfunding imobiliário é visto, na atualidade, como um negócio altamente rentável, tudo isso graças ao avanço da tecnologia comunicacional.
A vantagem desse tipo de investimento é a possibilidade de angariar o montante necessário à execução do projeto pretendido, possibilitando a realização do investimento com quantias muito menores do que o método tradicional. Ou seja, é a possibilidade de tornar o investidor comum dono de uma parte – ainda que pequena – do ativo, sempre lucrando com um percentual dos lucros derivados do imóvel negociado. Tudo muito rápido e descomplicado. É necessário, contudo, escolher uma plataforma que atenda à demanda pretendida com segurança para, só assim, começar a investir, visando a um retorno financeiro com o menor risco possível.
Os menores valores de investimento significam que os benefícios do crowdfunding imobiliário podem ser sentidos tanto pelo investidor como pelo destinatário dos fundos. É uma maneira rápida de levantar grandes quantias de dinheiro e permite que os indivíduos comprometam quantias menores em investimentos dos quais não poderiam participar de outra forma.