A rainha Elizabeth II do Reino Unido morreu quinta-feira aos 96 anos no Castelo de Balmoral, em Aberdeenshire, na Escócia, informou a BBC.
Nascida em 1926, a monarca britânica subiu ao trono em 1952, há 70 anos, sucedendo seu pai, o rei George VI. Ela se tornou a monarca mais longeva do mundo.
“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte devem permanecer em Balmoral esta noite e retornar a Londres amanhã”, anunciou a Casa Real de Windsor em sua conta oficial no Twitter.
“Após uma avaliação mais aprofundada esta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A rainha permanece confortável e em Balmoral”, disse o Palácio de Buckingham em comunicado nesta manhã.
O anúncio do Palácio de Buckingham veio um dia depois que a rainha de 96 anos cancelou uma reunião virtual de seu Conselho Privado quando os médicos a aconselharam a descansar após um dia inteiro de eventos na terça-feira, quando ela pediu formalmente a Liz Truss que se tornasse primeira-ministra na sala de estar. do Castelo de Balmoral, em Aberdeenshire, Escócia. A rainha aceitou anteriormente a renúncia do primeiro-ministro Boris Johnson antes de nomear Truss como seu sucessor.
Truss, de 47 anos, tornou-se a terceira e mais jovem mulher a ser eleita primeira-ministra e a primeira de ambos os sexos a não se encontrar formalmente com a rainha na Inglaterra após a eleição.
O herdeiro do trono, o príncipe Charles de Gales – que se tornou rei no momento em que a rainha morreu – e seus irmãos, o príncipe Edward, o príncipe Andrew e a princesa Anne, estavam todos na residência escocesa do monarca.
Os netos da rainha, príncipe William e príncipe Harry, também estão entre os que viajam para estar ao lado dela.
A esposa de Harry, Meghan, está viajando para a Escócia, enquanto a esposa de William, Catherine, permanece em Windsor para cuidar de seus filhos.