A artista plástica mexicana Eva Ríos Rocha recebeu homenagem np Brasil por sua trajetória e pela qualidade de suas obras que levam a arte do México para o mundo.
Eva Ríos Rocha foi uma das selecionadas para receber o Certificado de Reconhecimento Internacional OCBAL 2022 ao lado de vários outros artistas de países como Estados Unidos, Espanha, Argentina, Porto Rico, Equador, Colômbia e outras localidades.
Trajetória
Eva Ríos é originária de Mocorito Sinaloa, nasceu em 1965. Foi titulada profissionalmente como Assistente Executiva, mas encontrou sua verdadeira vocação e alegria na arte da pintura e murais.
Começou sua carreira de pintor ao lado de seu irmão, o prestigiado muralista mocoritense Ernesto Rios Rocha, pintor, escultor, escritor e aluno muralista dos Fridos, conhecido mundialmente por seus prêmios, incluindo o Guinness World Record.
Ele participou do trabalho artístico na oficina do muralista, auxiliando-o em seus projetos de murais, além de inúmeros cursos, conferências e oficinas por mais de 5 anos em Sinaloa. Atualmente, ele participou de 4 de seus murais.
Mural VIDA E OBRA DE EUSTAQUIO BUELNA PEREZ, feito em acrílico de 40 metros quadrados na cidade mágica de Mocorito, Sinaloa, 2017.
Mural MI GRAN UNIVERSIAD, na Universidad Autónoma de Occidente em Culiacán, Sinaloa, obra acrílica de 250m quadrados, 2018.
Mural LEGADO DE UM POVO, trabalho realizado em mosaico (azulejo veneziano) em Badiraguato, Sinaloa de 48 metros quadrados, 2018.
Mural HISTÓRIA DE GUAMUCHIL SALVADOR ALVARADO, Sinaloa, em mosaico, (azulejo veneziano) sendo refletido diretamente na parede no Museu Regional daquela cidade, 69 metros quadrados, 2019.
Ela fez 2 murais individuais.
O primeiro na instituição onde ministra aulas como professora de artes, é um mural de acrílico sobre educação e artes e mede 15 metros quadrados, incorporado diretamente na parede, na Escola Inglesa de Veracruz.
E a segunda é sobre o tema da cultura e tradições da Cidade do México, consubstanciada em painéis removíveis, em acrílico, medindo 20 metros quadrados.
Não satisfeita com isso, ela busca sua identidade retratando a maravilha da figura humana fazendo uma explosão de cores, misturando o abstrato com o real figurativo em diferentes técnicas. É o que ele chama de arte realista fluida ou uma nova expressão do abstracionismo com um tendência para o figurativo real.
No entanto, há 22 anos mudou-se para o estado de Veracruz, onde continuou sua busca por aprender tudo relacionado às artes plásticas, fez um curso de graduação em História da Arte no CEVART, (Centro de Artes Hugo Arguelles Veracruz), obtenção de certificado de credenciamento, oficina de desenho de figuras humanas ao vivo no IVEC (Instituto de Cultura de Veracruz), cursos e oficinas de pintura em diferentes técnicas na Casa Principal de Veracruz, incluindo pintura com café (arfé), aprendizado do manuseio de óleo, aquarela, pastel, carvão, sépia, pastel oleoso, acrílicos, grafite, mosaicos e azulejos. Oficinas de escultura como manuseio de barro, cerâmica e barro.
Integra o Coletivo Arena y Luna coordenado por Ivonne Moreno Uscanga, promotora cultural do porto de Veracruz, com quem tem trabalhado constantemente em exposições individuais e coletivas com trabalhos em tela de pequeno e grande formato
Designer de objetos de arte ou arte utilitária como blusas, bolsas artesanais, leques de diversos formatos e tamanhos, garrafas, caminhos de mesa, tubos de PVC para decoração ou uso pessoal, todos pintados à mão para venda de arte em diferentes espaços e diferentes técnicas. , para levar a todos os cantos do país e do mundo, destacando tradições e costumes através de suas obras.
Professora de artes da Escola de Inglês de Veracruz e do Centro Cultural Casa de las Artes Múcara, ministrou oficinas no Centro Cultural Dharma e se destaca como professora independente de oficinas para crianças, jovens e adultos.
Seu trabalho e criatividade foram reconhecidos pela Fundação Telmex com um reconhecimento WED (Mulher Empreendedora Relacionada às Artes) para mulheres.
Pela Revista Veracruz Business Prestige, com reconhecimento por ser uma das 35 mulheres mais destacadas do porto de Veracruz e um segundo reconhecimento pela destacada carreira nas artes plásticas e contribuição para o desenvolvimento social e cultural do Estado.
Filiação de Associado Artístico, distinção que me foi concedida pela Fundação 500 Anos de Veracruz A.C., pela destacada participação na criação e divulgação artística e cultural do estado de Veracruz, com vários reconhecimentos de 2017 a 2021.
Embaixadora da aliança marroquina para o México, Embaixadora de Mil Mentes para o México, onde ilustrou livros impressos com seu trabalho, fisicamente e online, sob o abrigo de mexicanos na Rede de Mil Mentes para o México, uma organização internacional. Prêmio mundial CESAR VALLEJO de excelência na modalidade, excelência artística em junho de 2022.
Participou em 9 exposições individuais e mais de 150 exposições coletivas, presenciais e virtuais a nível nacional e internacional em importantes museus e centros culturais, em Oaxaca, Cd, de México, Monterrey, Guadalajara, Veracruz, Sinaloa , Querétaro, Puebla, Chiapas, Morelos e Tabasco com os grupos: Feel Veracruz, VERAC Group, Lions Club, Phoenix Cultural Group, Artistic Society of Great International Events, United for Art Collective, Ocrearte, B. Art World Collective, The Magic of Art, Cambas Gallery, Cultural and Social Craft Foundation, Designing Mexico, Chromatic Pyramide Contest, International School of Art in America, Creativos C9 entre outros.
É membro ativo do OMAI (Organização Mundial de Artistas Integrados) e do MAI México (Movimento Artístico Internacional, movimentos responsáveis pelo intercâmbio cultural da arte entre os países. Participou da quarta cúpula do OMAI, realizada em novembro de 2015, apresentando 2 técnicas, café e óleo.Através da referida Organização participou de exposições coletivas no Brasil, Argentina, Santo Domingo, Venezuela, Colômbia, Espanha, Chile, Equador, Nova York, Porto Rico, EUA e Peru, obtendo reconhecimento por sua participação .
Suas participações específicas através do OMAI em nível internacional e do MAI México foram:
Museu de Arte Contemporânea Cusco Peru, 2013
Museu de Barquisimeto de Lara Venezuela, 2014
Museu da Cidade de Buenos Aires, Argentina, 2011
Galeria 1 Aires de Córdoba, Córdoba Espanha, 2013
Casa de Atum Santiago do Chile, 2011
Associação Aires de Córdoba, Espanha 2014
Prefeitura de Culiacán Sinaloa no âmbito da 4ª Cúpula OMAI. 2015
Prefeitura de Tunuyan Argentina no âmbito da 5ª. Cúpula do OMAI com a técnica do café.
Participo da 6ª Cúpula OMAI realizada em Lima, Peru.
7º Cimeira do OMAI realizada em Porto Rico.
Atualmente trabalha em projetos murais anteriores à primeira Universidade de Muralismo no Pueblo Mágico Mocorito Sinaloa, e é coordenadora do estado de Veracruz do maior mosaico mural do mundo.