Na sala Ricardo Borrero Álvarez do Museu de Arte Neiva, em ato especial, a Ordem do Cacique Timanco foi entregue por Johann Alexander Vargas Bedoya, presidente da Assembleia Departamental de Huila, a César Augusto Rincón González por sua carreira como gestor cultural e artista visual da Colômbia.
A máxima exaltação que a DUMA entrega aos cidadãos mais destacados em diferentes cenários foi realizada por meio da Resolução nº. 121 de 15 de setembro de 2022, destacando que o gestor e fotógrafo de natureza, César Augusto Rincón González, é conhecido por promover a arte e a cultura Huila dentro e fora do território nacional há mais de 20 anos, e trabalhar por seu trabalho sob o eixo central de paz e inclusão por meio de temas como arte, cuidado com o meio ambiente e trabalho social.
Que, há duas décadas, tem tornado visível o trabalho artístico e cultural internacional de grupos e indivíduos, especialmente crianças sobre temas comuns com o propósito de promover uma crítica e reflexão saudável no espectador. Durante seu trabalho como gestor de cultura e paz, apoiou e/ou realizou cerca de 200 atividades culturais com alianças de organizações do setor público e privado em vários países.
Como artista, aventurou-se na pintura e na fotografia. A sua pintura é figurativa e minimalista, e tem apostado na fotografia de natureza com a qual tem ganho prémios e reconhecimentos, focando-se em aves e insetos, temas com os quais pretende transmitir uma mensagem sobre a importância e fragilidade dos ecossistemas como a incidência da poluição , ecocídios e outros problemas que ameaçam o planeta.
Que Cesar Rincón González tem promovido as obras de inúmeros artistas plásticos através de intercâmbios culturais, exposições e eventos culturais internacionais em países como Brasil, Argentina, México, Estados Unidos, Chile, Venezuela, Portugal, Espanha, dando a conhecer não só as obras de artistas, mas promovendo a paz, a união das nações e o cuidado com o meio ambiente.
Por isso, seu trabalho tem sido focado em diversas frentes promovendo expressões artísticas como meio de educação infantil. Com base no trabalho realizado com o Artes sem Fronteiras pela Paz, em associação com outras entidades como a Associação Ornitológica de Huila -Asorhui, a Prefeitura de Neiva, a Universidade Surcolombiana, fundações culturais e ambientais, entre outras, e realizou campanhas educativas, oficinas e outras atividades voltadas para crianças com o objetivo de promover a arte, o folclore, a solidariedade, a paz e o respeito à natureza.
A cerimônia foi encenada pelo coletivo "Pela paz e o meio ambiente" com 1.600 obras, a maioria de crianças de escolas de vários departamentos da Colômbia no Museu de Arte Contemporânea Huila, com a presença de Nelcy Tovar Trujillo, Secretária de Cultura e Turismo. de Huila, Hugo Fernando Cabrera em nome do governo, Enrique Díaz Escandón diretor do Fundo Misto de Cultura de Huila, Miguel Darío Polania, diretor da biblioteca departamental Olegario Rivera, Martha Helena Polania e Guillermo González Otalora, funcionários do Ministério da cultura, entre outras personalidades.