Ela é advogada de profissão, nasceu na Venezuela e mora nos Estados Unidos. No meio do caminho encontrou uma grande paixão: a arte. Assim é a trajetória de Vilma Volcanes, uma mulher que se declara amante da pintura e da fotografia, que para ela são eixos fundamentais da sua caminhada pelo mundo.
“Para mim, arte é descobrir e valorizar os sentidos”, diz a advogada que encontrou na arte o sentido para sua missão no planeta.
Além da profissão e da paixão, a artista colombiana também tem uma conexão muito forte com a espiritualidade. “A espiritualidade desempenha um papel importante na minha vida, porque graças a ela cresci interiormente, para poder caminhar, respirar esta vida acrescentando-lhe cor e matizando os cinzentos”, afirma Vilma Volcanes.
Ela comenta ainda que quando criança era introvertida e quieta, vivendo em seu próprio mundo. “Gostava de ler e aquele mundo imaginário de histórias me transportava para o meu mundo real, criando formas da terra molhada em minhas mãos quando criança, aí começou meu espanto e encantamento com a criação, no jogo com seus elementos e linguagem natural meios de expressão para meus sentidos. Assim, a arte chegou até mim e tem sido o pilar deste caminho de vida que me leva a ser livre em todos os sentidos”, confessa a venezuelana.
Vilma Volcanes teve sua trajetória reconhecida no Brasil com o Certificado de Reconhecimento Internacional OCBAL 2022. Ela foi selecionada por fazer a diferença no mundo das artes e por inspirar a muitas outras pessoas, especialmente mulheres, a seguir o caminho da paixão quando se trata de missão de vida.
Trajetória
Vilma Volcanes é formada em escultura na Casa de Cultura de sua cidade natal, San Juan de Los Morros, e anos depois na Escola de Arte e Fogo de Caracas. “Desenvolvi um estágio de escultura figurativa com o grande professor Cándido Millán, que na exposição da minha primeira figura alguém comentou que eu queria para vender a peça e eu não quis, foi a minha primeira peça grande e ele sabiamente me disse 1nunca retenha a Arte, ela tem movimento e você deve deixá-la fluir pelo mundo, é o jeito de ser’, alcançando formas e representações que são apreciadas pela sua originalidade. Quanto ao interesse pela pintura, fui inspirada pelo professor e vencedor do Prêmio Nacional de Pintura Alirio Briceño em seu mundo criativo como o Parque Roscio”, comenta a artista plástica.
Fotografia
A fotografia também é outra grande paixão na vida da advogada Vilma Volcanes, principalmente quando se trata do digital.
“Quanto à fotografia, comecei a me sentir atraído pela arte digital, desta forma você captura em um instante e para sempre a paixão, a luz e você configura um trabalho que pode ser mágico com o passar do tempo. Com foco na Fotografia Documental dentro da qual me inclino para o religioso, já tenho duas exposições”, conclui ela se referindo à Documenta I en Art & Desing. Gallery Miami (2018), Latino American Art Pavillion Documenta II Religiosity & Civilization (2019) em Pompano Beach Cultural Center com as obras Nieve Fresca Sobre el Vaticano Roma y Santa Faz (Alicante- Espanha).