Edwin Salgado Villareal é considerado um artista completo nos Estados Unidos e em vários outros países por sua intensa atuação no mundo das artes desenvolvendo diversos projetos simultaneamente como Artista, Promotor Cultural, Desenvolvedor Tecnológico Audiovisual.
Edwin Salgado Villareal nasceu em 19 de setembro de 1973 em Barranquilla Colômbia. Ele é um artista plástico que se destaca como um dos melhores no uso da tecnologia de realidade aumentada em seus trabalhos. Ele não é apenas conhecedor de seu ofício, mas suas realizações são conhecidas nacional e internacionalmente. Acelerou seus estudos em contabilidade pública, marketing, design gráfico e artes plásticas.
Nos Estados Unidos, reforça seus conhecimentos por meio de seus estudos em desenvolvimento audiovisual para publicidade e desenvolvimento artístico em criação de videogames no Bramson ORT College em Nova York.
Edwin Salgado Villarreal é um artista figurativo realista, sem chegar ao hiper-realismo, onde a magia das pinceladas não se perde e você pode vê-las em seus belos trabalhos de vida selvagem, criando assim peças únicas que nos fazem viver novas experiências e sensações. Em seu trabalho ele mostra toda a paixão que tem pela vida selvagem, que está sempre presente em suas telas. Em algumas ocasiões, Edwin mistura a vida selvagem com a vida cotidiana, gerando obras surreais.
Edwin Salgado Villarreal, embora figurativo, suas obras se transformam em elaboradas peças de arte contemporânea através da interatividade. Edwin mergulha na interatividade, usando realidade aumentada para destacar seus trabalhos, tornando-se assim em um dos artistas mais importantes no uso da realidade aumentada em seus trabalhos. Atualmente tem uma exposição permanente do seu trabalho na realidade aumentada, aplicada a várias das obras de grandes artistas como Picazo, Van Gogh, Wyeth, Rousseau e Chirico no Museu de Arte Moderna de Nova York, MoMA.
Edwin está preparando uma grande turnê internacional pela Inglaterra, Espanha, França, Emirados Árabes Unidos, Japão, Colômbia, Equador e Argentina, uma turnê que o artista chamou de “Invasão Mundial 2022”.
Edwin Salgado Villarreal, é o elemento criativo e desenvolvedor do aplicativo de arte virtual mais importante do mundo, o “VR Cambass” e o maior Complexo Cultural Virtual 3D do mundo, “VR Cambass Virtual Cultural District”, que é o 6º distrito Virtual de Nova York.
Edwin Salgado Villarreal, também conhecido como “Art New York” por ser o representante legal da Art New York ES Corp. nos Estados Unidos.
Reconhecimento Internacional
Edwin Salgado Villareal recebeu o Certificado de Reconhecimento Internacional OCBAL 2022 por sua trajetória de sucesso e contribuição com projetos relevantes no mundo das artes visuais unindo vários países e abrindo portas para outros artistas nos Estados Unidos.
Ele é um líder na Colômbia e nos Estados Unidos como os maiores desenvolvedores de projetos artísticos e culturais em virtualidade 3D. Tornando-se assim uma nova forma de usar a tecnologia para difundir, apoiar e promover a arte e seus criadores em todo o mundo.
É presidente da FUNDACER, reconhecida fundação em sua cidade natal, Barranquilla, Colômbia, onde trabalhou incansavelmente para o desenvolvimento de programas voltados ao bem-estar da comunidade.
Durante sua caminhada profissional viajou para os Estados Unidos e acabou residindo em Nova York, onde se torna membro da Projecting Art, entidade sem fins lucrativos que trabalha para promover a arte latino-americana nos Estados Unidos e onde é nomeado vice-presidente por sua atuação como gerente cultural cargo atribuído pela diretoria sob a presidência do artista equatoriano Fabian Tacuri.
Em 2017, deixou o cargo de Vice-Presidente de Projetando Arte, para fundar a corporação Art New York ES Corp. Atuando na gestão cultural para o bom desenvolvimento social por meio de estratégias que aliam arte e tecnologia. Edwin Salgado Villarreal torna-se o pioneiro em utilizar o desenvolvimento da criação de videogames 3D e colidi-la no mundo da arte, criando mundos de realidade virtual interativos e espaços artísticos.
Por sua trajetória foi chamado para ser um dos 4 membros do conselho da Organização Mundial de Piramidismo Cromático junto com a promotora de arte internacional Eliana Pedroza e os destacados Mestres Gonzalo Tallo Silva e Ernesto Ríos Rocha.