O
escritor José Waeny se destaca pela versatilidade na escrita e o estilo diferenciado de contar histórias. Cada livro do autor traz uma surpresa para o leitor, não apenas em relação ao enredo, mas também pela forma de escrever que geralmente é diferente de um livro para o outro.Com o livro Ironia de um processo criativo não poderia ser diferente. A obra conta a história de Reinaldo é um escritor de 30 anos, que não tem lembranças de seu passado e com forte bloqueio criativo.
Ele se vê casado, com um filho de poucos meses, e sem memórias afetivas do pai e da mãe, vítimas de um trágico acidente ocorrido há dez anos atrás; através de amizades inusitadas, vai recuperando os indícios de sua vida, e investigando seu passado junto a novos amigos, o que excita sua memória perdida.
Isto o leva a conceber uma conspiração que levou seus pais à morte, o mesmo que aconteceu com os pais de seus novos amigos.
Depois de descobertas inacreditáveis, tem uma explosão de lembranças que o deixam atordoado, mas o conduzem a uma realidade inesperada, revelando uma história da qual ele jamais poderia acreditar.
Esta situação traz sensações e sentimentos que o levam a escrever uma história sensacional, demonstrando a ironia da vida, que lhe presenteou uma obra única.