Uma artista plástica nascida na Colômbia e que vive atualmente na Espanha. Antes morou na Costa Rica e em Miami nos Estados Unidos. Assim é Fidela Losada Flórez, 63 anos, uma cidadã do mundo que leva sua arte a todos os lugares.
Esse ano sua trajetória foi reconhecida no Brasil através da OCBAL (Organização Cultural Brasil América Latina).
Com um estilo único de pintar e o aproveitamento total das cores, ela consegue transmitir seu jeito livre de ser através de seus quadros.
“Fidela Losada Flórez encanta com suas obras. Ela sabe trabalhar com as cores de uma forma extraordinária valorizando o abstrato. O Brasil recebe com alegria o talento desta grande artista que merece todos os nossos aplausos”, disse o presidente da OCBAL, Antonio Marques.
Trajetória de sucesso
Designer de interiores em seu país de nascimento, pintora de vitral, vidro cerâmico e vidro opalino, ela reencontrou-se com a pintura depois de 20 anos na Galícia (Espanha), frequentando alguns meses as aulas do renomado pintor Carlos Santos, quando então inciou sua obra mais intensa na pintura abstrata, de forma autodidata.
Em outubro de 2013 Fidela realizou a exposição individual “Spaces” no “El Café de Macondo” com 20 obras de pintura abstrata em acrílico sobre tela, em La Coruña.
Em novembro de 2013 fez um curso de pintura sobre água, técnica de marmoreio, em Madri, com o Professor Antonio Velez Celemín.
Em abril de 2014, realizou exposição individual “Doze sonhos” no “Café La Dársena”, com 12 trabalhos de pintura sobre água sobre papel de aguarela de 300 gramas, em La Coruña.
Em junho/julho de 2014 participou numa exposição coletiva com os pintores Manuel Teira e David Manteiga, com doze trabalhos abstratos em acrílico sobre Canvas, no Bar “La Nube”, em La Coruña.
Seu currículo é extenso, impossível de ser destacado em apenas uma reportagem, pois ao longo dos anos realizou muitos trabalhos importantes nas artes plásticas.
Neste ano Fidela Losada Flórez também participou de vários eventos mundiais. De 11 a 28 de fevereiro de 2020, participou da Exposição coletiva “Mosaico Internacional de Arte ARMEMOS LA PAZ” no Museu de Arte Contemporânea de Huila, Colômbia.
De 3 de abril de 2020 a 3 de setembro de 2020, participante da Exposição “Rota dos Museus” colectiva e itinerante, na Galiza, do Círculo Artístico Reino de Valência.
Em 20 de julho de 2020, marcou presença virtual no lançamento mundial do VR Cambass Cultural Museum District, como participante da mostra coletiva virtual 3D, em Nova York.
Os brasileiros estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais das obras da artistas com o reconhecimento internacional da OCBAL.