Depois dos baixos índices de audiência de “O Sétimo Guardião”, coube a “A Dona do Pedaço”, estreia da semana da Globo, a missão de reconquistar o público do horário das nove da emissora. Quem acompanha o universo novelístico sabe que essa missão não é das mais difíceis para Walcyr Carrasco, autor que adiantou seu retorno à TV especialmente para resolver a questão dos números, algo que já aconteceu algumas vezes em sua carreira.
Com algumas semelhanças com “O Outro Lado do Paraíso”, novela mais recente de Walcyr, “A Dona do Pedaço” estreou na última segunda-feira (20) trazendo em sua estrutura uma das fórmulas mais clássicas da dramaturgia: Romeu e Julieta, representados nas figuras de Amadeu (Marcos Palmeira) e Maria da Paz (Juliana Paes), filhos de famílias rivais do interior do Espírito Santo. Como ponto marcante da trama logo em sua estreia apresentou-se a rivalidade das famílias Ramirez e Matheus, marcada pelo derramamento de sangue de cada um dos seus membros, ambos conhecidos como matadores de aluguel.
João Miguel Junior / Globo |
Entre armas e ameaças, o casal de protagonistas se apaixona e propõe uma trégua, que resiste até o período do casamento quando Dulce (Fernanda Montenegro), vó de Maria da Paz, atira no marido da neta numa sequência impecável de Amora Mautner, diretora artística da novela. A mesma avó doce que ensina Maria a fazer bolos, que mudarão sua vida após a passagem de vinte anos, mais uma construção de personagem maravilhosa de Fernanda Montenegro, que participa somente da primeira fase.
Mais recentemente, nos capítulos de quarta e quinta-feira, pode-se notar melhor o que talvez seja uma das maiores marcas do autor, o diálogo com o popular. O que já poderia ser visto na trilha sonora composta de “Evidências”, “Cheia de Manias” e “Está Escrito”, música do Revelação que entoa a deliciosa abertura da novela, percebeu-se também no núcleo de Doroteia (Rosi Campos) e Eusébio (Marco Nanini) e sua família de invasores numa química que promete arrancar risadas do público. O casal, seus quatro filhos, Cornélia (Betty Faria), mãe de Eusébio, e seu parceiro Chico (Tonico Pereira), são os novos vizinhos de Marlene (Suely Franco), professora aposentada que acolhe Maria da Paz em São Paulo.
Ainda é cedo para qualquer diagnóstico a respeito de “A Dona do Pedaço”, mas o que não se pode negar é que a trama já chega apostando alto em elementos dramatúrgicos clássicos e não tem nenhum pudor quanto a necessidade de falar diretamente com o povo, de preferência trazendo-o de volta para a frente da TV. Ainda há muito para se conhecer nessa nova saga, que apresenta momentos importantes nos capítulos de hoje e amanhã, fechando sua primeira fase com o começo do empreendimento de Maria da Paz com seus bolos caseiros e o nascimento de Josiane (Agatha Moreira), sua filha e, possivelmente, sua futura ruína. Ficou curioso? Continue acompanhando todas as notícias do Gente Famosa para ficar por dentro dessa e de outras novelas da TV.
Tags
Destaques